quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Não menosprezem nossa inteligência



“Se beber não dirija”, “beba com moderação”.

Desconheço campanha publicitária mais hipócrita do que essas duas. É um absurdo a propaganda de cervejas na TV (sem mencionar rádios e revistas): fazem uma divulgação imensa de uma droga e depois pedem para bebê-la com moderação.

Hoje, 16/02, até ás 12hs já haviam acontecido 70 mortes violentas no nosso estado(RS) desde sábado; somente óbitos, não entram aí os que ficaram mutilados e/ou com seqüelas para o resto de suas vidas. Sem dúvida, sem o consumo exagerado de bebidas alcoólicas fermentadas ou destiladas, essa tragédia urbana seria drasticamente reduzida.

Felizmente há um bom tempo foi banida a propaganda de outra droga hedionda, o cigarro. Que poderio tão grande tem a indústria da cerveja, que patrocina futebol, carnaval, novelas, filmes etc. Enfim, qualquer tipo de entretenimento tem por trás uma marca de cerveja.

Como é que uma droga – não esqueçamos que o álcool etílico é uma droga entorpecente – pode ser associada a uma atividade saudável como a prática de esportes. Até o técnico da seleção de futebol não escapou e está falando na TV que é guerreiro por ingerir cerveja de determinada marca. Por favor, não menosprezem nossa inteligência.

Cadê os responsáveis pela criação das leis nesse país que não estão vendo a matança promovida pelo consumo excessivo de álcool. Os dados que citei acima são apenas do Rio Grande do Sul, imaginem, no país inteiro, quantas famílias destruídas, quantas desgraças decorrentes dessa publicidade massiva do consumo de cerveja.

Não estou aqui posando de moralista, pois eu gosto de um bom vinho no inverno e uma cervejinha no verão. Falei uma latinha, duas no máximo, e se eu for dirigir não tomo nem meio gole. Sabemos, entretanto, que essa não é a realidade para todos, visto que estamos vendo todos os dias pessoas que não se aguentam em pé de tão embriagadas entrarem em um carro, saírem dirigindo e matando quem passar pela frente...

Como educar e criar uma consciência verdadeira do perigo decorrente da mistura de álcool e direção se temos, na contramão, grandes redes de TV mostrando que determinada marca de cerveja vai fazer você se dar bem e “pegar” toda mulherada, ou que se você é “guerreiro” tem que beber a marca do técnico da seleção ou do jogador pentacampeão?

Pensemos nisso e, na medida do possível, cobremos das autoridades competentes a criação de leis que proíbam a propaganda de bebidas alcoólicas, como aconteceu com o cigarro. Sei que é uma guerra desigual pois o poderio dessas indústrias é imenso, mas que sejamos como o beija-flor que tenta apagar o incêndio na floresta.

Façamos a nossa parte.