domingo, 24 de julho de 2011

Ainda sobre o álcool



Andei escrevendo alguns textos sobre o poderio da indústria de bebidas de álcool, principalmente a cerveja. Sei que é chover no molhado, ou tentar apagar o incêndio com um conta gotas, mas penso que nós que somos pais ou que lidamos com adolescentes não podemos deixar esse assunto morrer, precisamos fazer a nossa parte.

Nossos jovens estão se matando, estão bebendo até caírem, o que está acontecendo? Por que não conseguem aproveitar a vida ou se divertirem sem estarem totalmente embriagados e pegarem um carro e saírem por aí matando inocentes no trânsito ou eles mesmos se matando?

Costumo ir no supermercado aos sábados de tardezinha comprar algumas coisas gostosas para minha família passar o final de semana e sempre vejo a mesma cena: jovens com os carrinhos cheios de cerveja, outros com garrafas de vodka na mão, como se aquelas garrafas fossem um troféu, com os olhos brilhando. Outro dia vi um pai saindo do super com um filho de no máximo uns seis anos de idade, o garotinho carregando um engradado de cerveja. Naquele momento esqueci que sou um ser mais ou menos civilizado e me imaginei agarrando aquele engradado de cerveja e arrebentando-o na cabeça daquele pai irresponsável.

Já falei antes e torno a repetir, não sou nenhuma puritana, gosto de um bom vinho e de uma cervejinha no verão, mas de vez em quando e moderadamente e jamais pego a direção de um automóvel se tiver ingerido um gole de álcool.

Volta e meia tem festas na minha casa para os amigos de minha filha, faixa etária de 20 a 30 anos, nunca entrou uma garrafa de cerveja, querem se divertir tomando refrigerante? Ótimo, sejam bem vindos. Querem beber? Dirijam-se ao boteco mais próximo, na minha casa não, como eu não gostaria que outros pais oferecessem bebida de álcool para meus filhos não irei oferecer aos filhos dos outros.

Conheço algumas meninas entre 20 e 24 anos, bonitas, inteligentes, educadas, responsáveis de “boa família”, como se dizia na época de minha avó, elas não conseguem namorado, dizem que os meninos de sua idade só querem saber de beber e ver qual o que bebeu mais que o outro, são uns “babacas, otários”, segundo elas. Aconselhei-as a trocarem a opção sexual ou a faixa etária, quem sabe alguém com mais de 30 que já tenha bebido todas e agora queira “viver’ a vida realmente.

Não tenho a menor dúvida que o álcool é a porta de entrada para a maconha, crack, cocaína e tantas outras drogas. Que vazio tão grande está tomando conta da vida de nossos jovens para levarem-os a fugirem desse jeito, a afogarem seus conflitos em uma(s) garrafa de bebida?

Hoje os jornais estão mostrando a morte da cantora Amy Winehouse, uma voz lindíssima que se apagou, a diva não suportou seus dilemas escolheu a fuga. Que nossos filhos e seus amigos não sejam os próximos. Nós que somos adultos, pais, façamos a nossa parte , não vamos dar esse péssimo exemplo aos nossos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você passou por aqui, deixe um comentário qualquer, ou apenas um oi para eu não pensar que estou escrevendo para "amigos imaginários".