terça-feira, 28 de abril de 2009

Gauchismos á parte







Outro dia me repassaram um e-mail exaltando a maravilha que é ser gaúcho, dizendo que os cidadãos de outros estados são “frustrados”, por não terem tido a oportunidade de nascer nesse estado tão maravilhoso.
Por favor, auto estima é ótimo, faz muito bem, agora excesso de auto-estima beira a doença, e precisa de uma intervenção psicológica ou psiquiátrica.
Sou gaúcha, gosto do meu estado, mas confesso que fico envergonhada quando vejo essa exarcebação em relação ao fato de ser gaúcho.
Acredito que só pessoas que nunca viajaram para fora do estado podem falar essas coisas. Só para esclarecer um pouquinho, sem a intenção de denegrir, mas para que as pessoas possam botar os seus pezinhos no chão, um pouco:

- Desde quando o Ronaldinho é o melhor jogador do mundo? Não entendo nada de futebol, mas que eu saiba essa fase já passou;
- Que estado tão politizado é o nosso que elege Sérgio Zambiasi, Eliseu Padilha e Vieira da Cunha que estão levando as famílias para fazer turismo com o nosso dinheiro, nessa farra das passagens?
- Agora, no resultado do ENEM 2008, o Rio Grande do Sul não teve uma única escola particular colocada entre as vinte melhores do país e apenas uma escola entre as vinte melhores públicas, que é o Colégio Militar de Porto Alegre;
- No último provão da SEC, mais de 80% dos alunos das escolas estaduais ficaram abaixo da média esperada;
- Porto Alegre tem a cesta básica mais cara do país;
- Já andei por alguns estados, e confesso que em nenhum vi um povo que dirige tão mal quanto o gaúcho, acredito que Porto Alegre é o único lugar do mundo onde o trânsito flui mais na faixa da direita, e a da esquerda fica reservada para os que querem andar em câmera lenta. Mais, gaúcho não dá passagem para ninguém (com raras exceções), será que pensam que vão deixar de ser os “tais” se derem a vez para outro motorista?
- Agora acredito que saiu dos livros escolares, mas há um tempo atrás, adoravam dizer que Porto Alegre era a capital mais arborizada do País, quando se sabe que na verdade é João Pessoa na Paraíba.
- Os índices de criminalidade em Porto Alegre, pelo que se vê nos jornais só deve estar perdendo para o Rio de Janeiro.
- Alguém que conhece as praias de Santa Catarina, Natal, Maceió, Fortaleza, João Pessoa e outras, o que tem a dizer sobre o litoral do nosso estado?

Como eu disse a intenção não é denegrir ou diminuir ninguém. Mas acredito que as pessoas precisam se dar conta que ninguém é melhor do que ninguém, somos diferentes, sim, temos nossas peculiaridades, assim como as tem os paulistas, os cariocas, os cearenses, os pernambucanos, enfim. Vamos parar com essa mania de nos acharmos melhores que todo mundo, isso não é verdade, porque quando se começa com essa história, por trás vem algo que considero muito sério, a discriminação, o preconceito, e a implantação da idéia de que tudo aquilo que é diferente da gente não presta.

Uma coisa tenho certeza, melhor que ser gaúcho, paulista ou carioca, é ser Brasileiro!


2 comentários:

  1. Oi, Jane! Desculpa comentar em um post mais antigo, mas esse me chamou a atenção demais :) Tenho que concordar contigo. Venho repetindo há algum tempo que o gaúcho "se acha" demais... Mas quando tu falas que é "melhor ser brasileiro", vou discordar (puxa, na última frase do texto, hehe...) Acredito que é o mesmo. Ter orgulho de ter nascido em determinado país é bobagem! É pura questão de sorte (ou azar, no nosso caso hehehe; vide seu texto sobre a marcha da maconha: tantos problemas!). Vou voltar pra ler mais! Beijos! (Camila - Sta. Maria/RS)

    ResponderExcluir
  2. Camila, obrigada pela visita. Eu adoro ser brasileira, já tive a oportunidade de morar em outros países e nunca quis, sei das mazelas dessa nossa Terra, mas acho que temos uma natureza maravilhosa, são vários países dentro de um País, tem lugares lindissímos que o pessoal de fora se encanta quando conhece e acho que essa corja que está nos governos não são os representantes verdadeiros do nosso povo, essa cambada é minoria. O povo brasileiro é um povo generoso, alegre, solidário, não é melhor que nem um outro é claro, mas também não é pior, somos diferentes e temos nossas peculiaridades, como falei no texto. Bjo...

    ResponderExcluir

Se você passou por aqui, deixe um comentário qualquer, ou apenas um oi para eu não pensar que estou escrevendo para "amigos imaginários".