sexta-feira, 3 de abril de 2009

Sejamos Egoístas!!!!!


SEJAMOS EGOÍSTAS!




Outro dia em uma reunião pública comentávamos sobre o quanto ainda somos egoístas, que não praticamos o bem pelo convencimento da importância de praticar o bem e sim porque no fundo sempre esperamos levar uma vantagenzinha. É verdade, somos ainda seres cheios de falhas e imperfeições, mas mesmo que no fundo tenha uma prática egoísta, acredito que o importante é praticarmos o bem.

Fiquei fazendo depois dessa reunião uma auto reflexão sobre o tema e tentando ver esse tipo de comportamento egoísta na minha pessoa, e não foi difícil encontrá-lo.

Adotei a prática de dar carona para os colegas de meus filhos no trajeto de ida e volta para a escola. Por que eu sou boazinha? Não, porque eu sou egoísta, se eu levar três colegas de carona, são três carros a menos que estarão atravancando meu caminho no trânsito.

Eu reciclo o lixo produzido na minha casa, uso sacolas retornáveis, na medida do possível planto árvores, enfim procuro cuidar bem da natureza. Porque tenho consciência ecológica? Não, porque sou egoísta e estou pensando no futuro dos meus filhos e netos, quero que eles tenham ar puro, água potável, enfim um planeta habitável.

E por aí afora vão pequenos gestos que faço, e acredito que a maioria das pessoas fazem, pensando no seu bem estar, mas apesar da intenção que fundamenta esses gestos não ser a mais nobre, o importante é que o resultado final será positivo, beneficiando várias pessoas.

Então se ainda não desenvolvemos a capacidade de praticar o bem somente pela alegria e felicidade que essa atitude nos proporciona, que sejamos egoístas sim, pois como todos nós estamos destinados ao progresso e a evolução, com esse pequeno começo e treinamento (ainda que egoístico) chegará o dia em que a prática do bem será tão natural e automático em nossas vidas como é natural o ato de respirar e não mais seremos movidos pelo egoísmo e sim pelo amor que desabrochará através das sementes que estão plantadas em nossos corações.


Bom final de semana a todos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você passou por aqui, deixe um comentário qualquer, ou apenas um oi para eu não pensar que estou escrevendo para "amigos imaginários".